terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Quanto mais nos amolam

Quanto mais nos amolam, mais afiados ficamos.

“Se as pessoas vivem te amolando, é bom ler isso e aproveitar”.

Durante nossa vida somos forjados: na infância por nossos pais, tutores, mestres e amigos.Até que tenhamos uma forma definida, uma “vida própria”, um jeito só nosso de ser.
Somos como uma espada, que para a sua formação é submetida ao calor intenso e várias sessões de marteladas, e volta pro fogo,mais marteladas e finalmente o polimento.Até que ela tenha uma forma, uma “vida própria”,com um corpo firme e um gume brilhante.
Assim como as espadas, quando estamos em nossa ilusão de calmaria, ou outras palavras em nossa “zona de conforto” e não somos perturbados (amolados) por ninguém, ficamos com nosso gume cego “nos tornamos espadas cegas”.
As pessoas (amigos, inimigos, parentes, mestres, alunos, cônjuges,...) sempre tem algo a nos ensinar, contudo apresentam suas argumentações de diversas formas.Olhando além das formas vemos a verdadeira mensagem.Quantas vezes alguém lhe disse algo muito valioso que foi desconsiderado por ser dito de forma dura ou ofensiva?
É importante que as pessoas nos questionem, contra-argumentem, briguem,...(em suma, que nos “amolem”. Pois mesmo que esta não tenha sido a intenção da pessoa, ela estará nos deixando mais afiados (e uma boa espada é forte,limpa e afiada.).
Assim proponho que sempre que vierem nos amolar, devemos ouvir, perceber a verdadeira mensagem, agradecer, refletir e aguçar os nossos pontos que ainda estão fracos.
Creio que se as espadas pudessem emitir sons por elas mesmas, gritariam de dor toda vez que fossem amoladas.
Um grande abraço a todos.
Gustavo Nogueira Santos
(Goiânia-GO)

Nenhum comentário:

Bem Vindos ao Aikido Goiânia

“O Aikidô não é uma maneira de lutar ou de derrotar os inimigos,é uma maneira de reconciliar o mundo e fazer de todos os seres humanos uma família”

Morihei Ueshiba (Fundador do Aikidô)