segunda-feira, 31 de março de 2008

Aikidô é a expressão de cada um.

O Aikidô, assim como todas as demais artes marciais e outras manifestações artísticas como música, pintura, etc..., é nossa forma de expressão.
Já havia lido algumas coisas a este respeito, mas nunca tinha reparado efetivamente. Contudo estava voltando de uma reunião do Grupo Aizen de Aikidô em Brasília e estava de carona com um grande amigo, Sensei Roberto Costa de Anápolis, e ao longo da conversa na volta tocamos no assunto da semelhança entre a execução técnica e o jeito de cada um , o que me fez perceber o quanto eram semelhantes a forma da pessoa ser e a sua forma de executar as técnicas do Aikidô.
Eu li em algumas publicações de Aikidô e Karatê-Dô que se "entra pela forma e sai pela forma" e que "inicialmente aprende-se o Kamae (base firme e claramente definida) e conforme vêm a proficiência nos treinos adota-se ShinzenTai (postura natural).Assim,depois de conversar com o Sensei Roberto, percebi, já que na reunião a maioria dos presentes eram conhecidos de muitos anos e são faixas pretas,que a forma de execução das técnicas de Aikidô são claras expressões do jeito de ser de cada um.
Uma pessoa que é preocupada com sua imagem apresentará uma execução bela, mas possivelmente com pouca eficiência, uma pessoa muito analítica terá uma execução truncada e divida, uma pessoa prática terá uma execução mais curta e objetiva, e por aí vai....
Fiquei realmente impressionado, pois por muitos anos eu acreditei que a forma deveria variar conforme a constituição física da pessoa, onde uma pessoa de constituição mais frágil usaria de mais técnica do que uma pessoa mais corpulenta, mas hoje percebo que cada um terá um Aikidô único e que apresentará claramente pela forma da pessoa ser. Assim como na música, onde um guitarrista estuda as notas, as escalas e os acordes, e que são de conhecimento comum a vários outros guitarristas, mas cada um tem um jeito de solar único e marcante, que varia conforme seus sentimentos e seu estado naquele momento.

5 comentários:

Tiago disse...

Bom o Texto, ainda estou na fase de estudo e aprendizado, logo fica complicao fazer uma análise de estilo. Mas concordo que a personalidade influi muito na execução das técnicas!

Pier Angelo disse...

Belissimo texto.

Me fez refletir muito e concordo que a execução da técnica reflete não só a personalidade de uma pessoa mas também seu estado emocional no momento da execução. Deixo para refletir o seguinte questionamento:

Já que nossa personalidade molda a execução da arte, será que podemos usar o treinamento para moldar a nossa personalidade também?

Ou seja, poderia alguém muito analitico tornar-se mais objetivo ou vice-versa dependendo do foco que se dá a execução das tecnicas?

Gustavo Nogueira Santos disse...

Muito bem colocado,

Não creio ter entendimento suficiente para afirmar nada, mas acredito que existe a possibilidade da mudança sempre após a pré-disposição de cada um.

Um abraço

Murilo Garcez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo Garcez disse...

Muito interessante análise entre personalidade e técnica...

sobre o comentário do amigo Pier, acredito que tudo infuencia sobre tudo, não somos seres desconexos que atua por partes.

sendo assim um aluno mais aplicado consegue internalizar melhor os princípios e ensinamentos do Aikidô e leva-los para sua vida diária, transformando incluise sua personalidade

abraços a todos

Bem Vindos ao Aikido Goiânia

“O Aikidô não é uma maneira de lutar ou de derrotar os inimigos,é uma maneira de reconciliar o mundo e fazer de todos os seres humanos uma família”

Morihei Ueshiba (Fundador do Aikidô)